• José Rafael

    Encontrei esse site na net quando estava a procura de produtos para embelezamento automotivo, e agora tem até blog. Artigo muito bom, gostei bastante. Apesar de já saber, foi muito bem explicado. Vocês poderiam fazer uma mini ajuda para remover swirls, grande problema de todo entusiasta. rsrs

    • Muito obrigado pelo feedback Jose! A ideia é ajudar sempre a quem precise. Fique tranquilo, existirá um texto sobre os temidos swirls.

  • George

    Muito bom seu artigo Dyego! Quando estive em seu estúdio, vc me passou essa dica da etapa bônus do abrilhantador (QD) e o resultado da pintura do carango fica top d+! Recomendo!!!

    • Boa George!!! Isso ai!! Cada dia melhor! Obrigado pelas palavras!

  • Henrique Ruy Pivaro

    Dyego, boa tarde!
    Por gentileza, poderia tirar uma dúvida
    Você recomenda o shampoo Autoamerica Extreme para pre lavagem no método snow foam, qual seria a diluição para um recipiente de 1L? 3ml para 997ml de água? Ou você recomendaria algo mais concentrado? Tipo 1:15 ou até 1:30

    O verniz do meu carro esta protegido com selante Carpro Reload

    Forte abraço

    • Obrigado Henrique, Já tinha respondido a você pela mensagem direta que você me mandou e agora já atualizei o texto com a informação. Deve-se utilizar de 60 a 100ml de produto para se conseguir uma espuma densa e rica em agentes de limpeza.

  • Alex Fabbio Magalhaes

    Show de Bola. Somente uma duvida, você mencionou somente lavagem tradicional, como andamos com uma crise hídrica se estabelecendo, gostaria saber se no passo inicial a (lavagem a seco) pode ser aplicada e se ela não irá retirar a minha Cera (Meguiars) aplicada. Novamente parabenizo!! Show!

    • Olá Alex, Muito obrigado!! Esse texto foi focado em Lavagem tradicional. Em breve estaremos lançando o texto de lavagem a seco. Mas para lhe ajudar com sua dúvida, vou antecipar as informações que você necessita. O processo de lavagem a seco não remove a cera aplicada, porém tem que ser executado com bastante cautela, diferente do que vejo ser feito. A lavagem a seco se não bem executada poderá ocasionar riscos na pintura do automóvel.

  • Marcos Aurélio

    Bom dia! Dyego gostei muito de suas explicações, gostaria de da saber como aplicar o vitrificador treed bonder qual é o processo?

    • Bom dia Marcos!!! Muito obrigado pelo seu comentário! Em breve explicaremos o processo de aplicação do Threebond detalhadamente. Mas se você quiser mande-nos um email que lhe mandamos os guias. O produto é de fácil aplicação, e fique despreocupado, caso você compre-nos o produto receberá todo o suporte!!

  • Henrique Ruy Pivaro

    Dyego, por gentileza poderia me tirar uma duvida?
    Tenho em casa o Meguiar’s Cera em Spray Ultimate Quik Wax, posso usar no lugar do
    Meguiar’s Toque Final Quik Detailer Finalizadores? vou ter o mesmo resultado?

    • Claro meu amigo!
      Olha, apesar de serem produtos de embalagens e rótulos semelhantes, são bem diferentes. Temos que entender qual a finalidade que você quer, a aplicação do QUIK WAX não é tão fácil quanto o QUIK DETAILER. Se formos pensar apenas na questão de tirar a humidade, ela irá servir, assim como qualquer outra cera. O que você aplicar na pintura irá remover aquela água chata no final. Mas quando falamos no QUIK DETAILER é pela praticidade dele, ela capacidade de “prolongar” a duração de uma cera previamente aplicada, se for pensar nesse lado, não terá o mesmo resultado (apesar de chegar ao mesmo destino).

      • Henrique Ruy Pivaro

        Muito obrigado pelo esclarecimento
        Forte abraço!

  • Afonso Rosina

    Dyego,
    A etapa de lavagem pode ser efetuada com produtos de lavagem a seco? O que você acha deste processo?

    • Pode sim. Lavar a seco hoje é uma realidade. Mas o processo de lavagem é diferente. Teríamos que adaptar um pouco o processo. Fica ligado que jaja coloco os detalhes.

      • Akina SpeedStars

        Já saiu a matéria da lavagem a seco?

  • Thiago Corrêa de Oliveira

    Vocês possuem algum distribuidor aqui em Mato Grosso? Gostaria de comprar os produtos…

  • Cleiton Santos

    Precisava de um lugar para lavar o meu carro assim em São Paulo… Vcs bem que poderiam abrir uma franquia aqui… Não conheço nenhum lugar em São Paulo que utilize produtos de qualidade igual vocês usam… Sem dúvidas eh um grande diferencial!

    • Opa amigo!! quem sabe um dia!!

    • Henrique Ruy Pivaro

      Em Sp é o local aonde temos os profissionais mais capacitados, de uma procura em Forum de Detail ou ate no FaceBook que tem muitos proficionais

  • Alexandre Alvarenga

    Cara, achei sensacional o seu post, muito completo, bem detalhado e explicativo, está de parabéns. Agora vou lavar meu carro com muito mais segurança e conhecimento, fico agradecido!! Até mais, verei muitos e muitos posts feitos por você.

  • Sávio Souza

    Dyego, achei excelente seu artigo. Só me gerou uma pequena dúvida no final. Os abrilhantadores (QD), seriam a mesma coisa que cera rápida? Por exemplo a “cera rapida 3m” poderia ser utilizada como QD?

    • Sim e não. Na verdade, Sim e Talvez. Sim… a cera rápida 3M pode ser utilizada no pós lavagem. Porém talvez, não aconselharia utilizar ela. É uma cera digamos que barata (Não que só sejam boas as mais caras) mas na verdade é uma cera ainda, aquosa, ralinha mais cera. Não vai ter todos os benefícios de um abrilhantador no pós lavagem de um carro bem encerado.

      • Sávio Souza

        Qual seria um com valor mais acessível? Já utilizo a cera “ultimate past wax meguiars”. Ah, sobre essa cera, qual é o tempo médio de durabilidade dela? E esses produtos para limpeza automotiva(shampoo) qual deles tem uma boa lubrificação e podem ser encontrados em supermercado? Visto que os mais específicos só encontro na Internet, o máximo que eu vejo ser comercializado é o da 3m, os demais eu encontro no supermercado, gostaria de uma dica. Qual desses “shampoo” de supermercado são bons/razoáveis?, vou citar algumas marcas só para você ter uma noção de quais me refiro: autoshine, V8, grandprix,rodabril, proauto.
        Foi mal pela pergunta longa, hahahha

        Abraço!

        • Henrique Ruy Pivaro

          Qual a sua cidade?

  • Carol Pedro

    Dyego muito bom seu tópico, só uma pergunta, anter de usar o QD o correto é eu utilizar uma cera certo? e depois passar o QD da meguiars? estou pensando em ultimate past wax meguiars, aconselha essa ou a NXT? obrigado

    • Bom dia!!! Obrigado pelo feedback e depois quando der compartilha com os amigos.

      Quanto ao QD, é exatamente isso!!! Ele pode até ser utilizado no carro sem cera, mas seu grande efeito é no carro encerado.

      Quanto a cera depende do seu carro (cor). Ambas são ceras sintéticas! Qual cor do seu carro e que tipo de brilho você espera dele?

      • Carol Pedro

        Dyego desculpa a demora pra responder estava com uma semana corrida de serviço, meu carro e preto um Cruze LTZ…
        Seguindo seus tutoriais nesse Seu blog TOP, e com algumas outras dicas tb de amigos realizei a compra essa semana de um KIT para lavagem e chega tudo amanhã, após lavar vou comentar aqui como ficou.
        Uma outra duvida é comprei uma Lavadora de Alta Pressão Electrolux Power Wash 2200Lbs 1600W pelo que vi e meia fraca porém acho q para lavar meu carro somente esta otimo, ela vem com um dispenser de detergente /shampoo seria necessário eu comprar uma LANCE FOAM? e servirá na lavadora?
        Ultima duvida, comprei o shampoo soft gel meguiars para lavar no método dois baldes, acha que seria necessário eu comprar um outro para utilizar na LANCE FOAM? Antes de lavar o carro? Obrigado aguardo resposta abraço

        • Dispenser de detergente e LANCE FOAM apesar de semelhantes são bem diferentes! Te digo de todo coração que não da para comprar os dois. Creio que o Dispenser possa lhe atender inicialmente, mas certamente você irá querer um LANCE FOAM em breve!

  • Alex Gomes de Freitas

    Gostaria de acrescentar que adquiri aquele espanador (California Car Duster), que remove (e não apenas move) a camada de poeira que fica sobre a superfície do carro. Sempre uso este espanador antes da lavagem. Acredito que assim também posso minimizar a chance de causar swirls (teias de aranha) durante o processo de lavagem. Obs: a maior fonte de redemoinhos ou teias de aranha ainda é a lavagem incorreta.

  • Gustavo Morais

    Boa tarde Dyego, fazendo o processo de cristalização, terminando com a proteção de uma cera collinite, na manutenção após as lavagens posso passar a cera NXT 2.0 da meguairs? Ou é melhor o QD? Em questão de preço a NXT sai mais em conta.

  • thiago

    Dyego,

    Posso utilizar Quick Detailers em carro vitrificado (Kisho 901)? Não retira o selante? Grato!

    • Henrique Ruy Pivaro

      Pode usar amigo tranquilamente, fazendo isso você vai ate manter o efeito hidrofóbico do vitrificador (coating)

      • Thiago

        Henrique, entre o Quick Detailers e uma cera premium, tipo NXT da Meguiars ou ANGELWAX THE FIFTH ELEMENT 33 ML, qual vc recomendaria? Grato!

        • Henrique Ruy Pivaro

          São para propostas diferentes, QD é para auxiliar na manutenção já as ceras com base carnaúba ou sintética é para proteção
          Seu verniz ja esta protegido, recomendo apenas fazer a manutenção com o QD quando a repelência a água estiver deficiente ou usaria um selante sintético para reativar as caracterizara do coating, no site da carcoating eles vendem o Alcance Sensory, mas existe vários de fácil aplicação

          • thiago

            Mais uma vez, muito obrigado Henrique! Um dos sites que olhei esse selante que me indicou, diz que deve-se fazer uma limpeza com um tal de LA-36. Acha arriscado um leigo aplicar esse produto? Valeu!

          • Henrique Ruy Pivaro

            Super tranquilo e você mesmo pode fazer um IPA=LA-36 (Alcool Isopropílico + água destilada ou desmineralizada) na proporção 50% de cada, essa limpeza é para remover qualquer tipo de óleo, graxa ou gordura que esteja impregnada na pintura
            Como eu disse, existe vários Post-Wash Maintenance Sprays, eu mesmo uso o Reload da Carpro e recomendo, o preço é um pouco salgado, mas vale a pena!

    • Recomendo você entrar em contato com o fabricante para informação apurada. No meu ponto de vista não tem nenhum problema.

  • thiago

    Dyego,

    Surgiu mais uma dúvida. O que vc acha da lavagem automotiva por vapor? Pode ser feita em carro vitrificado? Quais seriam os contras desse tipo de lavagem? Obrigado!

    • Henrique Ruy Pivaro

      Pode ser feito sim, não tem nenhum contra se feito da forma correta.

      • Thiago

        Henrique, obrigado pela resposta!

  • Eric

    Que bacana seus artigos, Dyego! Muito úteis mesmo! Obrigado e parabéns pela iniciativa.
    Já fiz meu cadastro mandando meu email e já tô indicando o site. Espero poder seguir cada passo e sempre que puder, ajudá-lo a levar a Car Coating à diante. Valeu!

  • Bruno K

    Dyego muito obrigado pelo post!! Informação sensacional, parabéns!! Há uns anos atrás procurei informações decentes (em português) sobre cuidados com exteriores de carros e não encontrei nada tão bem explicado.

    Você teria alguma recomendação de como cuidar (ou melhor, evitar danos irreversíveis) da pintura de um carro novo (Fiesta, vermelho escuro) que irá passa todos os dias (ida e volta) por um trecho problemático de 1km de estrada de chão (muita poeira na seca, e barro em tempo chuvoso) com saibro arenoso e pedregulhos (as vezes pedras mesmo)? Sou leigo e comprei um carro novo agora no qual irei cuidar devidamente, porém lendo o artigo já tenho uma noção teórica do que comprar e de como proceder com a lavagem. Uma boa cera resolve? Devo lavar mais que uma vez por semana? E por quanto tempo algum tratamento básico pode sobreviver em condições severas? Parece um pesadelo para qualquer tentativa de se manter um carro com uma pintura a salvo (não só a pintura, rs). Nos outros 15km percorridos é asfalto, realmente o que complica tudo é a falta de asfalto num trecho um pouco antes do local onde resido. Desde já agradeço!!

  • Jose Correia

    Gostaria de saber onde encontro balde com grid para comprar online?