Como lavar o carro sem riscar a pintura?
Lavagem é o processo de remoção de sujeira da superfície exterior do seu carro e que deve ser feita semanalmente ou no máximo a cada quinze dias. Neste guia básico você vai descobrir os detalhes de lavar o carro:
- Com que frequência lavar o carro;
- A importância da pré-lavagem;
- Os benefícios de utilizar uma luva de lavagem de lã de carneiro ou microfibra ao invés da tradicional esponja amarela;
- O que é o método dos dois baldes;
- Quando é melhor usar a luva de lavagem de microfibra;
- Como lavar e enxaguar superfícies exteriores de forma eficiente;
- A melhor forma, e mais segura de se secar um carro;
- Etapa bônus (Não deixe de conferir!).
Com que frequência eu devo para lavar o carro?
Lavar o carro é um processo de remoção de contaminantes, tais como areia, sujeira, restos de mosquitos e maresia da superfície externa do seu veículo. De um modo geral, se o seu carro é utilizado diariamente, então uma lavagem por semana deve ser suficiente para manter a pintura livre de poeira e pequenas sujeiras, mantendo a superfície do veículo limpa e bem cuidada. Se você prefere lavar seu carro com uma frequência maior que esta, fique atento para não acelerar o aparecimento de pequenos defeitos sobre a pintura, mais conhecidos como micro-riscos ou teia de aranha. Isto ocorre por que a grande maioria dos pequenos riscos ocorrem na remoção da areia ou poeira durante o processo de lavagem, estes fragmentos deixam pequenas marcas e riscos leves sob a superfície da pintura. Utilizando as técnicas e produtos apropriados estes riscos podem ser minimizados, mas nunca eliminados completamente. Entretanto, a frequência que você lava seu carro vai influenciar diretamente a velocidade que estes pequenos defeitos aparecem na superfície externa do veículo. Nós recomendamos que você lave seu carro o mínimo de vezes necessário para mantê-lo limpo e com boa aparência, e certamente uma vez por semana está suficiente.
O papel da espuma de pré-lavagem (Snow Foam) no cuidado automotivo
Uma vez que o carro tenha adquirido uma camada significante de poeira e sujeira existe um grande possibilidade de criação de riscos e defeitos na pintura durante o processo de lavagem. Isto pode ocorrer devido ao grande número de contaminantes presentes, que podem, sem você notar, serem movimentados sobre a superfície a medida que vão sendo removidos, e com a tendência em esfregar mais a pintura para limpar. No nível mais simples, a primeira coisa que você pode fazer para minimizar o risco é enxaguar bastante a lataria de acordo com a quantidade de sujeira, utilizando mangueira ou lavadora de alta pressão antes de lavar a lataria à mão. Entre 10 e 15 minutos gastos enxaguando cuidadosamente desta forma pode ter um bom resultado, mas nem sempre é o suficiente para retirar toda a sujeira, principalmente se a sujeira estiver acumulada por duas ou três semanas, onde passou por vários ciclos de chuva e sol. Nestes casos, o uso de uma espuma de pré-lavagem (Snow Foam) pode ajudar consideravelmente no processo.
A idéia por trás de aplicar a espuma espessa no seu carro antes de lavar é simples e os benefícios são óbvios. Se você aplicar uma camada generosa de espuma na superfície suja e deixa-la agir por alguns minutos, os agentes de limpeza têm mais tempo para trabalhar e, portanto, dissolver e desprender muito mais poeira e sujeira da carroceria. No momento do enxágue grande parte da sujeira é simplesmente removida, deixando a área relativamente limpa e pronta para uma lavagem manual mais cuidadosa.
Shampoos convencionais para carro podem ser usados para produzir espuma com grau de sucesso razoável, desde que a diluição (baixe gratuitamente nossa planilha automatizada para cálculo de diluições) correta seja mantida. Contudo, isto pode resultar em uma grande quantidade de shampoo caro sendo consumida muito rapidamente, por isto, diversos fabricantes também oferecem soluções em espumas de pré-lavagem especializadas (geralmente conhecidas como snow foams) com uma taxa de diluição muito maior. Em nossa opinião, um dos melhores produtos no mercado atual para se fazer Snow Foam é o Vonixx V-FLOC que tem um incrível poder de produzir espuma com a diluição de 400:1 (água:produto), uma alternativa é utilizar o Cadillac Monster ou Autoamerica Extreme Shampoo que tem diluição de apenas 300:1 (água:produto). A grande vantagem do Cadillac Monster ou Vonixx V-FLOC é que ele não irá remover a cera ou selante que esta protegendo a pintura, diferente de outros produtos que são encontrados no mercado.
Já se a sua ideia for realmente remover toda a sujeira do carro, prepara-lo para um enceramento a recomendação fica para o Cadillac Orange, que é um produto com maior poder de limpeza desengraxante, que removerá toda a sujeira e cera (seja ela nova ou velha).
Vale lembrar que apesar de que com essas diluições você consiga fazer espuma, para que você faça a espuma densa que precisamos no processo de pré-lavagem iremos utilizar de 60ml a 100ml de produto e complementar o resto com água. Dessa forma teremos uma espuma densa, rica em agentes de limpeza e pouco fluida.
A produção de espuma depende da quantidade de ar que está sendo movimentado pela solução que foi feita com shampoo e que se mistura a água pressurizada. Quanto maior for a pressão da água, mais espessa será a espuma resultante. Sendo assim, Foam Gun (o canhão que se liga a mangueira de corrente) produz uma espuma relativamente fina, com bolhas e sem durar muito tempo na pintura. Para quem quer uma espuma mais densa deve partir para o Lance Foam (ferramenta que é ligada a lavadora com pressão), gerando uma espuma mais espessa e que se apega fortemente, permitindo que os agentes de limpeza trabalhem por mais tempo e por fim que possam dissolver e suspender melhor a sujeira. Por consequência, os Lance Foam tendem a oferecer muito mais poder de limpeza que as tradicionais Foam Lances. Recomendamos que sempre que possível faça o processo do Snow Foam antes de lavar o carro, e dê preferência para os Lance Foam sempre que possível.
Em casos onde por alguma razão uma lavadora de pressão não puder ser utilizada, vale a pena ter uma pistola de espuma, pois ela irá remover mais sujeira do que se usando apenas água, e também pode ser utilizado no processo de lavagem à mãos no lugar de um balde (a ideia é ensaboar bem a área com uma espessa camada de espuma antes da lavagem manual, para lubrificar bem a superfície). Em todos os casos, o uso de água quente irá produzir espuma mais espessa, eficaz e com maior poder de limpeza.
Métodos e produtos recomendados para lavar o carro de forma segura
A coisa mais importante que você precisa saber durante o processo de lavagem é que você está trabalhando em uma superfície suja. A sua escolha de produtos e métodos é muito importante caso seu objetivo seja tirar gentilmente as sujeiras e poeira da pintura sem danificar o verniz (riscar) ou remover alguma camada existente de selante ou coating. Por essa razão nós recomendamos uma boa luva de lavagem (seja de lã ou seja de microfibra) no lugar da tradicional esponja de lavar e um shampoo de primeira qualidade em conjunto com o método de lavagem com dois baldes.
Se você olhar atentamente as esponjas tradicionais de lavar e analisar como elas irão lhe ajudar no processo de lavagem, vai perceber de maneira óbvia que elas não são as melhores opções para lhe ajudar nessa tarefa. Isso por que ela não fornece a sujeira nenhuma forma de flotação. Assim, as partículas de sujeira serão friccionadas pela esponja no verniz do carro durante todo o processo de lavagem, causando pequenos riscos que chamamos popularmente de teias de aranha.
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Em contraponto as esponjas, luvas de lã ou microfibra contam com um recuo maior (causado pelos pêlos) que são suficientes para que a sujeira adentre neles e saia de maneira segura da pintura. Além disso esses recuos soltam a sujeira de maneira fácil, durante o processo de enxague da luva. Esse benefício é ainda maior quando você utiliza a técnica de lavagem com dois baldes em baldes com separadores de partículas, onde no primeiro balde está preenchido de shampoo (misturado com água) e o segundo balde está apenas com água. A ideia dessa técnica é que você coloque a luva primeiro no balde com shampoo, lave um painel do carro e então enxague a luva dentro do segundo balde que está apenas com água para soltar todas as partículas de sujeira, antes de pegar mais shampoo e lavar um novo painel. A ideia é realmente muito simples, porém extremamente eficiente.
O único ponto negativo de utilizar uma luva de lã é que elas são muito delicadas e podem ser danificadas por uma sujeira muito pesada. Para essas sujeiras nos recomendamos utilizar a luva de microfibra para quando você for lavar as partes baixa do carro, como abaixo dos frisos, arcos de roda. Porém, como o recuo de pelo da microfibra é menor que o recuo de pelo da lã, você deve tomar um cuidado extra e enxaguar constantemente pra minimizar o potencial de risco de tal procedimento. Esse risco pode ser minimizado também fazendo uma boa pré-lavagem nas rodas e nas caixas de rodas com uma escova apropriada para tal limpeza.
Seguindo no processo, a escolha do shampoo é uma etapa muito importante no processo. Ele precisa ser poderoso o suficiente para soltar e dissolver a sujeira, mas ao mesmo tempo não tão agressivo para não remover ou degradar as camadas de proteção existentes, seja cera ou selante. Muitos shampoo que vemos no supermercado não cumprem essas duas premissas, a melhor opção é evitar! Se você costuma lavar o seu carro constantemente, um shampoo suave poderá ser o suficiente para que qualquer sujeira presa na pintura se solte de forma rápida. A maioria dos bons shampoos contém óleos naturais e sintéticos que irão englobar a sujeira o que diminuirá ainda mais o risco de causar algum tipo de marcas como teia de aranha e sempre deixam um acabamento excelente, dando um bom escoamento à água tornando o processo de secagem ainda menos trabalhoso.
As pinturas modernas são sem sombra de dúvidas suscetíveis a serem marcadas, em algumas vezes mesmo sendo bem tratadas. A etapa de secagem confrontamos com dois problemas chaves. O primeiro, é o já conhecido risco da poeira que pode pairar no carro após o processo de enxague. Secar o carro com uma toalha de secagem de microfibra nesse caso irá resultar que esses contaminantes (poeira) irão marcar o carro em algumas áreas. A segunda é a pintura secar rápido demais, todo lubrificante que iria ajudar no processo de secagem já não existe mais, resultando um aumento do processo de fricção entre a toalha e a pintura. Isso pode, definitivamente, causar marcas e riscos leves em qualquer pintura moderna.
A solução para ambos os problemas mencionados acima é evitar qualquer deslizamento na pintura. É possível secar um carro com uma toalha de secagem de microfibra em apenas um pouco mais de tempo do que é necessário para secar deslizando uma toalha de algodão, porém com a vantagem que não irá deslizar (esfregar) a poeira contra o verniz (sem fazer fricção). Uma outra opção é cortar o contato por completo de toalhas no verniz, para isso, poderemos utilizar um soprador para empurrar a água para fora do carro. Sopradores de folhas nesse ponto se torna uma boa alternativa para quem quer secar o carro sem utilizar toalhas. Utilizamos uma combinação desses dois métodos durante nossos processos de secagem, tudo depende do verniz do carro.
Etapa Bônus!
Técnica pós lavagem! Muita gente pergunta como os carros que nós lavamos ficam tão bonitos e sem pegar sujeira por bastante tempo, como e tivesse acabado de ser encerado.
Você está se perguntando isso também?
Pois lá vai nossa dica: Utilize Quick Detailer (abrilhantadores) após todas as lavagens.
Eles vão dar o toque final que seu carro precisa para ficar ainda mais bonito e brilhoso, prolongar a durabilidade da cera ou selante aplicado e mais ainda! A função mais importante de se utilizar o Abrilhantador (QD) após lavar o carro, é que dessa forma você consegue remover toda a umidade remanescente na pintura, que em outros tempos você iria tentar com uma toalha (mas sem a lubrificação adequada a possibilidade de riscar a pintura é altíssima) ou deixando o tempo secar por você.
Em ambas as situações o resultado, como você pode imaginar, não é bom. Com o QD você irá, de forma segura, remover toda umidade remanescente da água na pintura do seu carro e deixá-lo brilhando ainda mais!
Já pensou seu carro secando com essa umidade, poeira leve pegando na umidade, sujeira pesada pegando na sujeira leve, você já deve estar imaginando como será a lavagem da semana que vem né?
Quick Detailers ( Abrilhantadores )
Recapitulando – Conclusão
Se você chegou até aqui, meus parabéns, esse é um artigo de mais de 2000 palavras, sua determinação sobre como lavar o carro e manter o carro limpo me deixa cheio de orgulho e me faz pensar que esse artigo foi útil para você.
Lavar o carro é um processo que exige muito cuidado e atenção, um ponto fora da linha e podemos começar a fazer riscos severos na pintura.
Abaixo listarei um passo-a-passo resumido para você recapitular o que viu:
- Verifique a pintura do carro, quanto mais sujo mais cuidado;
- Faça o download gratuito da nossa Planilha de Diluições;
- Se o carro estiver muito sujo, faça uma pré-lavagem;
- Use luvas especiais para lavar o seu carro;
- Lavar o carro utilizando o método dos dois baldes;
- Separe uma luva só para as partes mais sujas do carro;
- Escolha um bom shampoo e sempre lave o carro de cima para baixo;
- Secagem é sem dúvida a etapa mais importante, ATENÇÃO!
- Utilize Quick Detailers sempre, seu carro agradece!
Finalizamos esse assunto por aqui! Eu entendo que existe muita informação nesse artigo so bre lavar o carro e muitas pessoas cobram para passar esse tipo de informação…
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Próximo passo? Descontaminação da Pintura!
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