Clay Bar, como utilizar e descontaminar a pintura, com GUIA PASSO-A-PASSO!
Com o passar do tempo, é comum que a pintura de um veículo fique ligeiramente áspera ao toque, mesmo após a aplicação daquela super cera. Gradualmente pequenas partículas contaminantes vão se grudando de uma forma tão forte que uma lavagem apenas não é o suficiente para removê-las. Nesse guia você vai aprender como remover os incansáveis salpicados de piche, ou retirar os resíduos de insetos “atropelados”, para que a clay bar serve e como utilizar a combinação perfeita de clay bar e lubrificante de clay para remover os contaminantes inorgânicos de uma forma segura e fácil.
Não deixe de ler esse texto até o fim e entender perfeitamente o passo-a-passo de como utilizar a clay bar.
Descontaminação de pintura e a perfeita lavagem do carro são fundamentais para qualquer processo que você almeja fazer em seu carro, serve de base para tudo, desde um simples enceramento até os processos mais complexos de polimento.
Vamos começar conhecendo o nosso problema, entendendo os tipos de contaminantes que se aderem na pintura e suas classificações de orgânicos e inorgânicos.
Por que fazer a descontaminação de pintura? Os contaminantes!
Como já sabemos, é bastante comum que a pintura automotiva comece a ficar ligeiramente áspera ( grossa ) ao toque. Essa aspereza é causada por um gradual acúmulo de contaminantes na superfície que aderem de uma forma tão forte à pintura automotiva que não são removíveis tradicionalmente com processo de lavagem apenas. Para perceber melhor se a pintura do seu carro adquiriu esses contaminantes você deve primeiramente lavar o seu carro devidamente (nesse link você vai ver os 7 passos para uma lavagem perfeita!), enxaguar com bastante água em seguida e com a pintura ainda molhada passar sua mão na superfície. Em uma pintura não contaminada você irá sentir a superfície completamente suave, escorregadia, aveludada (uma dica é fazer esse processo se verificação com a mão dentro de um saco plástico (aqueles tipo Ziplock que quando criança colocávamos o lanche da escola), dessa forma será ainda mais fácil de verificar os contaminantes pois o plástico vai intensificar os contaminantes dando a sua mão mais sensibilidade para o notar).
Se você sentir pontos de aspereza ou até mesmo que uma peça inteira tenha o toque semelhante a uma lixa, não tem como você fugir da realidade, infelizmente a pintura do seu carro está afetada, digo contaminada. Em alguns casos você vai conseguir até ver a contaminação, para isso basta uma minuciosa inspeção, normalmente são pulverizações de pintura (Sabe aquele portão que o seu vizinho pintou?), podem ser até fáceis de se ver mesmo a certa distância, no caso de pontos de piche. Como você já deve ter notado os contaminantes chegam ao carro das mais variadas formas, mas nesse texto eu prefiro dividir eles de outras duas formas; uma baseada em seu tamanho, outra de que eles são feitos.
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Os contaminantes de pintura que são visíveis a olho nu normalmente são partículas orgânicas como piche, néctar ou insetos “atropelados”. Piche são os mais comuns e normalmente os mais chatos contaminantes na pintura de veículos, piche acabamos pegando por todo ano no nosso transito diário principalmente quando passamos por vias novas ou recapeadas. Néctar, que pode ser confundido com seiva de árvore, é mais facilmente notado no verão quando esse néctar cai das árvores devido a atividade dos insetos, com alta carga de açúcar e outros resíduos que não são digeridos pelos insetos, isso se tornará extremamente duro de se remover da pintura caso não agirmos logo. Insetos “atropelados” são extremamente comuns para quem viaja bastante ou anda por áreas não urbanas no final da tarde e início da noite, comumente vemos seus resíduos na frente do veículo, não importando o quão cuidada ou bem protegida a pintura está. Todos esses tipos de contaminantes vão se acumulando gradativamente na pintura do seu carro não só atrapalhando o brilho da pintura, mas também dificulta o processo de repelência de água da pintura. Além disso, os resíduos de insetos “atropelados” podem em certos casos causar uma corrosão e em piores casos descoloração da pintura, essas manchas serão ocasionadas pelos ácidos orgânicos encontrados nos restos de insetos.
Os contaminantes que são invisíveis ao olho nu são em sua maioria partículas inorgânicas derivadas de atividades comerciais e industriais; resíduos industriais, fuligem de freio, pulverização de tintas ou vernizes e fuligem de escapamento, que podem aderir na pintura tanto fisicamente ( por atração da carga) quanto quimicamente ( por eletrólise). Como tal, os contaminantes se acumulam gradualmente, a rugosidade da pintura começa a aumentar gradualmente até o ponto que começamos a detectar, enquanto isso a reflexibilidade e poder de repelência de água começam a diminuir gradativamente.
Enquanto isso as partículas coladas lentamente vão oxidando e corroendo, desbotamento e “deformação” ocasionado pelas manchas no verniz que podem ocorrer. É interessante notar que os contaminantes inorgânicos são “movimentados” na grande maioria das vezes através do ar, com isso a contaminação ocorrera até mesmo quando o seu carro estiver estacionado. Não importa onde você viva ou onde você deixa o seu carro; ele sempre estará suscetível a contaminação de ambos os tipos, em todas as partes, em qualquer lugar e em todas épocas do ano.
Métodos e produtos ideais para descontaminar a pintura.
Para remoção de forma segura dos contaminantes é necessário um pouco de conhecimento e utilização de uma técnica ideal. Como já falamos uma lavagem convencional, mesmo que bem feita e detalhada, não será o suficiente para removê-los, um multi limpador para exterior (conhecidos como APC, ou All Propulse Cleaner) pode ser utilizado para uma remoção inicial, ainda parcial, visto que apenas irão remover em parte os resíduos orgânicos e certamente não irá afetar em nada os contaminantes inorgânicos, visto que em grande parte são insolúveis. Um polimento agressivo ou revitalização como ficou mais conhecido, certamente irá remover esses contaminantes, porém isso é longe de ser a solução ideal, visto que tais contaminantes tem que ser removidos entre duas e três vezes por ano e uma revitalização não deve ser executado em um carro nem de perto com essa frequência.
O que é realmente necessário é um processo capaz de remover os contaminantes sem afetar a camada de verniz da pintura.
Para nossa alegria esses produtos existem, são removedores de piche e massinha de descontaminação (detailing clay, traduzindo argila de detalhamento ou apenas Clay Bar).
Mas vamos às explicações, a clay (argila) utilizada por nós, detailers, não é uma argila normal que usamos muito na escola para brincar e fazer vasos, apesar da minha filha adorar brincar com minhas clays. É uma mistura de resina plástica (polibuteno) com partículas de vários níveis abrasividade. Vamos tentar entender melhor, a resina plástica serve como o interface (suporte) para que você consiga passar os diversos abrasivos pela pintura utilizando uma pressão uniforme, como os contaminantes estão em cima do verniz, os abrasivos da clay vão raspando esses contaminantes enquanto a massinha é deslizada, o resultado é que os contaminantes se soltam do verniz e aderem a clay. Nesse momento você deve estar pensando e se perguntando, como toda essa “esfregação de abrasivos” não afeta a pintura do carro? Você está certo, a claybar pode realmente fazer um grande estrago na pintura, riscando-a bastante, mas vamos à resposta; como vamos impedi-los de agredir a pintura? Utilizando um lubrificante adequado.
Lubrificantes para Claybar
Os lubrificantes de Clay são definidos de vários modos, porém os melhores e mais efetivos são os Abrilhantadores ( Quick Detailers). São produtos que pulverizamos sobre a pintura e em uma etapa apenas espalhamos e removemos com uma toalha de microfibra. Abrilhantadores contém uma grande concentração de lubrificantes (que em sua função principal permite a remoção de poeira e sujeira da pintura seguramente sem danificar o verniz) e de quebra, nos ajudam como lubrificante da Massinha de descontaminação, clay bar. Além disso, produtos de lavagem a seco também contém também uma alta carga de lubrificantes, até mais que os abrilhantadores, tornando-os ainda melhor para quem quer ter mais segurança e lubrificação no processo de descontaminação. Porém, se você não tem acesso a nenhum desses produtos, uma mistura de shampoo automotivo com alto poder espumante com água pode ser utilizado como lubrificante, porém vale salientar que normalmente essas soluções com shampoo tendem a dissolver parcialmente a clay de descontaminação tornando o trabalho ainda mais complicado.
Nesse momento você deve estar se perguntando o porquê não utilizar apenas a clay para remover todos os contaminantes; por que você também falou dos removedores de piche acima? A resposta é que a Massinha Clay para descontaminação de pintura realmente pode ser utilizada para remover todos os tipos de contaminantes previamente mencionados, mas um possível problema começa a surgir quando temos a mistura entre contaminantes orgânicos e inorgânicos. Isso por que os contaminantes orgânicos são normalmente muito maiores que os contaminantes inorgânicos e, por tanto, tem maior potencial de marcar a pintura (riscos leves) durante o processo de descontaminação da pintura. Dado que os contaminantes orgânicos são, normalmente, mais solúveis faz sentido tentar removê-los quimicamente, em vez de fisicamente, dissolvendo-os e em seguida removendo em um processo de enxague o que reduz o risco de causar marcas na pintura. Genial não?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Visto isso, fica claro que o tratamento químico inicial vai remover seguramente e de forma eficiente os contaminantes orgânicos (Removedores de piche também removem néctar e insetos “atropelados” de forma eficiente), seguido do processo de descontaminação física com massinha de descontaminação para remoção de forma segura e eficiente também os contaminantes inorgânicos. O processo de descontaminação com removedores de piche não necessitam de alguma experiência prévia, se utilizado com produtos de qualidade, visto que basta pulverizar na área a ser tratada, esperar o tempo recomendado no modo de usar, remover e depois se necessário executar um enxague da área, porém o processo de descontaminação com massinha é mais complicado então faremos um guia passo a passo que forneceremos em seguida.
GUIA PASSO A PASSO – DESCONTAMINAÇÃO DE PINTURA COM CLAY BAR
Quando começamos realmente a descontaminar a pintura com uma Clay Bar (massinha de descontaminação) a primeira coisa que devemos fazer é dividir a barrinha em alguns pedaços menores, uma barra de 200gr pode ser dividida em alguns pedaços para facilitar o processo, em seguida devemos conferir se elas estão maleáveis, uma Clay Bar muito dura pode marcar bastante uma pintura, quanto mais dura for a clay, mais fina, ou simplesmente menor, tem que ser a parte selecionada.
Para esse Guia eu irei utilizar:
Agora vamos ao modo que iremos moldar a massinha, isso vai muito de gosto, mas primeiro precisamos ver se a massinha está maleável o suficiente, para isso ela deve ser capaz de fazer uma bola e enrolá-las em forma de salsicha sem muito esforço. O ideal é que ela tenha uma consistência um pouco mais rígida que uma massa de modelar. Se a sua massinha não está nesse ponto precisamos amolecer ela, colocar um pedaço dela em um recipiente com água morna por 5 minutos deve ajudar nesse processo, após isso basta moldar na forma de sua preferência. Nos dias mais quentes normalmente conseguimos utilizar a clay direto da embalagem (ela estará bem macia), porém nos dias mais frios, de inverno, quase sempre você irá precisar colocar ela em água morna por 5 minutos antes de começar a utilizar. Utilizar essa Clay muito dura é, certamente, um dos maiores motivos para uma péssima primeira impressão com a Clay e quem sabe até, pequenos danos à pintura.
Uma vez que ela está, então completamente macia para trabalhar, molde ela na forma que você preferir, normalmente fazermos uma bola e esmagamos para ela se tornar um disco. A próxima etapa é pensar no principio básico de um Car Detailer, de cima para baixo, peça por peça. Trabalhando em áreas de no máximo 40x40cm por vez, aplique o lubrificante quick detailer e com pouca pressão e ritmo lento passe a Clay em movimentos direcionados (para frente e para trás) por toda a peça, costumamos nesse processo seguir as linhas do carro. Caso utilize pouco lubrificante você descobrirá a segunda maior razão pelo qual muitas pessoas tem uma péssima experiência com Clay Bar, sendo assim, seja generoso com o lubrificante e não importa se você vai fazer o carro todo antes de limpar o excesso que será deixado para trás, ele não vai danificar sua pintura.
Se a pintura estiver bem limpa a Clay Bar irá deslizar sobre o verniz de uma maneira bem natural, de forma fácil; contudo se o carro estiver bem contaminado é um pouco mais difícil para executar a descontaminação, principalmente para remover todas as contaminações. O processo em si não é demorado, porém requer um pouco de repetição, talvez vinte ou trinta passagens sejam necessárias para limpar uma peça em seu processo completo. Você também irá sentir a pintura passando de áspera para lisa, após terminar o processo de descontaminação é recomendável passar a mão na pintura para conferir se o processo foi executado com perfeição. Caso não esteja, repita o processo. Uma vez que a peça esteja limpa você pode limpar os resíduos que ficam com uma toalha de microfibra para secagem e pode seguir para uma nova peça.
Com o andar do processo, amasse, aperte e reabra a massinha sempre que terminar uma peça, sempre colocando a parte suja para dentro. Isso irá assegurar que a parte da massinha em contato com a pintura sempre permanecerá relativamente limpa. Se ao terminar a primeira área você notar que esta trabalhando em uma pintura severamente contaminada, re-amasse a clay mais frequentemente. Quando você ganhar confiança, vai notar que é ainda igualmente fácil esse processo nas partes mais contaminadas, sendo necessário apenas utilizar um pedaço fino de massinha e colocar um pouco mais de pressão, mas não coloque a carroça na frente dos bois, pegue um pouco de experiência antes, visto que as marcas que podem aparecer são resultantes justamente de força demasiada. A dica de ouro para utilizar Clay de forma segura e eficiente é sempre jogar ela fora se você por acaso deixar ela cair no chão. Continuar utilizando a massinha depois dela sofrer uma queda é claro que você está seguindo para um pequeno desastre e ás vezes danos piores.
A parte final no processo de descontaminação é limpar tudo que foi utilizado e guardar novamente, conferir atentamente se tudo está bem acomodado e devidamente limpo para que esteja pronto para um próximo uso quando necessário. Confira as condições da massinha; se estiver muito suja você pode descartar, porém se não estiver totalmente suja você pode guardar em um saquinho, tipo ziplock e pode aproveita-la na próxima vez para utilizar em peças menos sensíveis, como vidros e rodas (nos recomendamos que você utilize um pedaço de clay bar novo sempre que você for descontaminar a pintura do seu carro). Finalmente, lave as toalhas que você utilizou durante o processo em uma máquina de lavar com limpador biodegradável (evite utilizar produtos de lavar roupa e limpadores que contenham alvejante e amaciante) e deixe-as secar à sombra.
Caso você esteja iniciando no processo de descontaminação de pintura eu recomendo você começar pelo Kit Clay Bar para iniciantes. O kit consiste em tudo que você precisa para fazer descontaminação de pintura por um preço acessível.

Com este guia você esta apto a descontaminar a pintura do seu carro de forma fácil e segura, mas não esqueça que o passo inicial para se fazer uma boa descontaminação começa em um perfeito processo de lavagem do seu carro. Caso não tenha lido, recomendo que veja nosso texto com os 7 passos para lavar o carro como um profissional.
Ainda não conhece quem somos? Entenda como tudo começou!
Não deixe de compartilhar com amigos e em suas redes sociais, ajude nosso projeto a ganhar cada vez mais seguidores!